15 de ago. de 2013

Dica OMO: Como tirar seus filhos da frente da TV

15 de ago. de 2013
Até 15 ou 20 anos atrás, as crianças pareciam felizes em brincar com seus brinquedos e explorar o mundo lá fora. Hoje em dia, muitas delas parecem estar agarradas a seus celulares, vídeo games e computadores. Não há nada de errado com o uso de jogos eletrônicos e até os adultos gostam de aproveitar o Nintendo Wii ou o X-BOX de seus filhos de vez em quando. No entanto, é importante pensar em como evitar que seus filhos passem o dia todo em frente à tela do computador ou da TV.

A dica é encontrar atividades recreativas infantis que irão ocupá-los e afastá-los do costume de jogar vídeo games e assistir TV. Aqui você encontra uma lista de sugestões sobre como entreter crianças de todas as idades sem envolver jogos eletrônicos:




1- Encontre gincanas e competições criativas para os seus filhos:

Gincanas podem ser muito atrativas para as crianças - realizar algo simples pode resultar em grandes recompensas, e por isso elas gostam de competições divertidas e animadas. Procure atividades infantis recreativas que são criativas e que requerem habilidades, estimulando as crianças, por exemplo, a utilizar o seu tempo para produzir uma bela obra de arte. Seus filhos vão adorar brincar com materiais como cola, tinta e purpurina, além de experimentar diversos designs. Além disso, é uma maneira de transformar simples atividades de pintar em jogos e competições para os pequenos.


2- Mostre a seus filhos a artista dentro de você:

Se você quiser passear na pracinha ou na área de lazer, por que não adicionar um pouco de diversão e criatividade? Use seus dotes artísticos para pintar o rosto de seus filhos com borboletas, tigres ou o personagem de desenho animado favorito deles. Você pode comprar tintas faciais em papelarias e fazer a arte antes de sair de casa. E se você estiver se sentindo corajosa, permita que seus filhos pintem seu rosto também. Deixe a imaginação deles fluir e dê liberdade para eles pintarem o que desejarem.


3- Organize um piquenique:

Para crianças mais velhas, não há nada mais chato que ir a um piquenique com o papai e a mamãe - a menos que eles tenham ajudado na preparação. É sempre muito recompensador preparar e comer da cesta de piquenique que você mesmo preparou, independente da idade. Portanto, junte as crianças na cozinha e deixe que elas escolham a comida para o piquenique e dê a elas opções que não sejam muito previsíveis.


4- Faça um filme:

Fazer um filme é outra atividade que estimula a criatividade das crianças. Você pode usar a sua câmera doméstica ou até mesmo um celular para filmar seus filhos em ação. O tema do filme pode ser sobre qualquer tópico que eles gostem. Primeiramente, ajude-os a encontrar ideias e também a escrever um script. Uma sugestão é fazer um vídeo sobre o que eles fazem quando estão de férias ou nos fins de semana. Outra possibilidade é recriar cenas dos filmes favoritos com seus amigos. Outra sugestão seria fazer uma minidocumentário infantil sobre um tema educativo, como reciclagem ou tarefas de casa que ajudam os pais. Depois que o filme estiver pronto, todos podem se sentar com um balde de pipoca e assistir ao resultado final.

Com tantas atividades que podem ser feitas longe do computador, não há motivos para que seus filhos fiquem sempre em frente a uma tela. Se você estiver sem ideias, converse com os pais de outras crianças ou pesquise na internet outras maneiras de tirar os seus filhos de frente da TV.





Jardineiras fiquem por dentro das dicas da OMO!





Site Omo

Twitter

Facebook Omo

21 Comentários:

  1. Nunca me esqueco de como tive uma infancia divertida, brincavamos na rua ate cair a noite, meus tios me levavam para passar finais de semana no sitio e la nunca faltava o que fazer, TV era sempre a ultima opcao, ou talvez quando ja estivéssemos cansados de tanto "pular" paravamos um pouco para assistir algum programa de TV, quando adolescente fui dos Desbravadores que vejo como uma otima opcao para colocarmos as criancas pois alem de valores, etica, moral e bons costumes, aprendiamos diversas atividades sempre divertidissimas, é essa mesma infancia que desejo a minha filha, e cabe aos pais e educadores estimular as criancas a brincar, pois e brincando que aprendemos muitas coisas. Abracos, Ludmila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lúd :)
      Estou muito feliz em te ver aqui :D
      Brinquei muito quando criança e hoje volta e meia me pego brincando (risos),aproveitei bastante minha infância e vejo muitas crianças perdendo por ficar tanto tempo em frente a uma tela e a vida passando lá fora. Interessante sua dica de deixar a TV para "descansar", como uma ultima opção!
      Um bjo :*

      Excluir
  2. Oii lindinha
    teem selinho pra você noo meu, passa lá! beijinhoos
    Apenas uma Noiva Apaixonada

    ResponderExcluir
  3. Oi Carol, por aqui meus filhos assistem pouca televisão, além das atividades da semana, escola, balé, futebol, nós os incentivamos a andar de bicicleta, brincar de corda, de bola no quintal... e nos finais de semana nós os levamos para a chácara da minha sogra e por lá eles se divertem à beça... isto não quer dizer que eles não queiram jogar um pouco no computador ou no video game, mas pelo menos não é o dia inteiro... beijosss!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jane :)
      Já te disse que você e uma super mãe né! :D
      Como já disse aqui no blog,sou contra a 'dar as costas' para tecnologia, pois se sabermos usar ao nosso favor, ela tem muito á oferecer, mas, para tudo há limites! E hoje o que vemos é o excesso da 'tela' e pouca brincadeiras!
      Adoro quando você contribui, bjo :*

      Excluir
  4. Realmente deixar a criança só na frente da tv prejudica bastante o seu desenvolvimento.
    Tem selinho pra você lá no blog!
    bjinhos
    http://coisasdegabieassim.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Munique!
      Concordo com vcê!
      Obrigada flor, irei lá ver :D
      Bjs :*

      Excluir
  5. Por ter tido uma infância maravilhosa, procurei passar para os meus filhos tudo o q fiz de bom, pois aprendi q ser feliz é muito simples, basta aproveitar a cada segundo do ser criança q existe em nós. Espero q meus filhos passem isso adiante, pq tenho certeza q eles tbm foram felizes, né Carol...te amo, mamãe!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mãezinha!
      Passou tudo certinho sim (:
      Lembro da regra que a TV só podia ser ligada no final da tarde e durante o dia a regra era brincar muito!
      Obrigada, bj e te amo :*

      Excluir
  6. Oi Carol..obrigada pela visita...estou aqui retribuindo e adorei o seu blog...com certeza é de muita valia para as mamães..parabens!!!!
    Já to inscrita aqui viu...bjão!!!

    http://avidadaluana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Regina :D
      Que bom que você veio!
      Espero te ajudar bastante viu!
      Um bjo :*

      Excluir
  7. Ola tenho um blog e estou aqui visitando o seu dando uma olhadinha e tudo e fiquei apaixonada e estou te seguindo sou da agenda dos blogs e estarei sempre por aqui para nao perder nadinha.
    venha me visitar eu vou adorar
    http://culinariachrisgipebube.blogspot.com.br/
    bjos christina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Chris :D
      Obrigada pelo carinho, já estou indo te visitar!
      Um beijo cheio de carinho :*

      Excluir
  8. oiee...tô dando uma passadinha no seu cantinho para conhecer seu trabalho e também agradecer por sua visita.
    Adorei seu cantinho Carol, pode ter certeza de que já tô te seguindo...bjo bjo.
    Fica com Deus.
    Obs: minhas luminárias tem preços variado, se quiser tirar alguma dúvida de preço, tamanho, cor e etc...pode me enviar um email que tiro todas suas dúvidas. Será um prazer.
    email: leasantos210@gmail.com
    leasantos210@yahoo.com.br
    Bjos.

    ResponderExcluir
  9. Olá amiga, hoje passei para fazer uma visita especial, deixar esta borboletinha e lembrar que muitas vezes é necessário passar por uma metamorfose como as borboletas para nos renovar a cada dia.
    _________*___*___*__*_______******
    __________*___*__*________**::::::::**
    ______________*__*_______**::::::::::**
    _______________*__*_____**:::::::::::**
    ________________*__*___*:::::::::::::**
    _________________*_*__*::::::::::::::**
    _____**********____##*::::::::::::**
    ___**:::::::::::::::::::* ^^*::::****::::**
    __**:::::::::::::::::::::*^^^**:::::::::::::**
    ___**:::::::::::::::::****^^^*:::::::::::::**
    _____**:::::::::::**:::::::*^^*:::::::::::**
    __________****:::::::::::::*^*********
    ____________**:::::::::::**>>>>>>>>
    ___________**::::::::**<<<<<<<<<<<<<<<<
    ____________******"::::::::::::::::::::::::::::::::::
    ____________******"A melhor alegria da vida é
    saber que nunca estamos só, que a cada
    momento renascemos para a vida e em
    cada renascer brota a alegria de saber que
    existem pessoas amigas, que mesmo distantes,do outro lado da telinha tem em seu coração um toque de amizade e que não medem distância para se fazer presente em nossas vidas.
    Obrigada por seguir meu blog e fazer parte dos 732 seguidores, que considero de amigos(as), pois em cada visita, além dos comentários reflexivos, deixam uma palavra de carinho e até mesmo de preocupação quando por algum motivo demoro nas visitas. Você é muito especial na minha vida.
    Um abençoado domingo e um início de semana com muita luz e paz. Bjuss
    Lourdes Duarte

    ResponderExcluir
  10. Oi Carol, vim retribuir a sua visita e me deparo com um blog superinteligente e com assuntos que realmente fazem a diferença no nosso dia-a-dia. Parabéns pelo seu cantinho, ele é tão caprichado que chegou me dar inveja hehe (não tenho muita paciência pra essa parte)
    Estou te seguindo, um beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Stella!
      Que bom que vcê veio!
      e que gostou!
      Obrigada pelo carinho
      bj :*

      Excluir
  11. Que legal amiga essa dica e parabéns pela parceria viu.
    Bju
    Toninha
    http://www.educar-oprimeiropasso.com/
    http://toninha-ferreira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Adorei as dicas, bem úteis
    bjos

    http://diariodasprincesasdamamae.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. muito úteis essas dicas flor, ainda não tenho filhos, mas quando tiver vou cuidar bastante em fazer essas dicas, se bem que acho que aqui em casa o problema vai ser o pc, porque eu e nem meu marido dá bola pra tv sabia rs

    bjs
    http://tudoqueeuseiegosto.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Quando você socializa, contribui para enriquecer o texto. Obrigada!
( Respondo seu comentário sempre por aqui ).

 

Diário de Jardineira Todos os Direitos Reservados 2013 Carolina Rodrigues