22 de fev. de 2013

Organização do ambiente escolar

22 de fev. de 2013

Organização do ambiente escolar
Sua importância e dicas para os espaços

Os espaços criados no ambiente escolar contribui para diversas aprendizagens, e aprendizagem prazerosa funciona como um canto lúdico, descontraído. Faz com que os pequeninos se socialize e ganhe mais autonomia, mas atenção educador autonomia não significa que eles devam ficar ‘soltos’ o educador sempre devera ficar por perto observando, orientando.

Vamos construir alguns ambientes:

Fonte
Canto da Leitura: Quando penso nesse cantinho imagino um lugar muito aconchegante, livros de todos os tipos e para todos os gostos, seria interessante preparar este espaço com tapete e almofadas.
As crianças devem ter acesso livre para escolher seu livro, folhear, ver as figuras, e ler, esse espaço pode servir para educador contar historias e os pequeninos também! Deixe sua criatividade voar, quem sabe umas almofadas de bichinhos ou alguns fantoches para ajudar contar historia!




Fonte
Canto das Bonecas: As meninas vão amar! Coloque bonecas de todos os tipos e tamanhos, seria interessante também deixar roupinhas, mamadeiras, carrinhos de boneca, berçinhos. É nesse espaço que as meninas vão representar as mães fazendo atividades que as mães fazem com ela, hora do banho, do lanche dentre outras.






Fonte


Canto do Estacionamento: Os meninos vão adorar! Carros, motos, caminhão enfim tudo que tem roda, de todos os tipos e tamanhos, enriqueça esse espaço com posto de gasolina, peças para arrumas os carrinhos,  e animais para transportar.





Logicamente que cada espaço tem um publico maior, mas que fique claro que não existe espaço só para meninas ou só para meninos, os espaços são livres!



[Esses espaços no ambiente escolar ficam incluídos na rotina que faz parte de um bom planejamento!
pra saber mais sobre a rotina e a sua importância clique aqui e para saber mais sobre planejamento e algumas dicas para se ter um bom planejamento clique aqui


Para fazer o texto estudei a matéria de
‘Educação de 0 á 5 anos’ livro didático da
matéria pág. 145 á 147



Jardineiras conte para nós os espaços no seu ambiente, vamos compartilhar e inspirar!

8 Comentários:

  1. Oi Carol! Demorei + vim te visitar, achei encantador seu cantinho, tbm já te sigo com carinho. Volte + vezes, será sempre bem vinda. bj grande

    ResponderExcluir
  2. Carol, estou retribuindo a visita e o carinho.....adorei o seu blog....muito inteligente,coerente, e lindo!!!! Já estou te seguindo.Bjus.

    ResponderExcluir
  3. Oi Carol, gostaria de parabenizá-la pelo seu blog. É maravilhoso!
    Também sou pedagoga, trabalho com a turma do Pré I.
    E muitas de suas ideias e atividades tem sido de ajuda para mim.
    Já estou te seguindo ;)
    Sucesso sempre!
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde, amiga!!
    Passando para conhecer o seu Blog que é maravilhoso!! Adoro blogs de Educação, porque sou professora também!! Sou da AGENDA DOS BLOGS e vim te responder á sua pergunta sobre ás redes sociais. Claro amiga, que é muito importante ter uma rede social para divulgar o seu trabalho, mas respeito á sua decisão. Para fazer parte da AGENDA DOS BLOGS, você não precisa fazer parte de nenhuma rede social.Somente peço que sigaq ás regras do blog. Passa lá e fique á vontade!!
    http://www.agendadosblogs.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi amiga!!!! Adorei suas novas postagens!!! Fiquei feliz em saber q gostou do meu alfabeto, mas infelizmente não tenho os moldes!!! Espero que volte sempre, sempre no meu cantinho!!! Bjos e fica com Deus!!!

    ResponderExcluir
  6. oi carol...obrigada pela sua visita no meu blog...sempre que quiser esteja a vontade para voltar ok?bjs

    ResponderExcluir
  7. LINDO E ACONCHEGANTE JA TE SEGUINDO VENHO ATRAVES DA AGENDA DOS BLOGS http://mulherfashioon.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. CONVITE: VOTAR NA MINHA POESIA
    Boa noite querida amiga Carol, neste visitinha venho te fazer um convite, conhecer o blog do Thiago, Blog Ô TROCIN BÃO, se ainda não conhece , vale a pena conhecer, se já é seguidor ou não, aproveitar para votar na minha poesia, pois estou participando da gincana que ele está realizado em homenagem a nós mulheres.Não sou poeta mas mim esforcei para participar e homenagear minhas amigas e todas as mulheres, afinal merecemos!!
    O link da postagem é: 2013/03/mulher-ser-abencoado-professora-lourdes.html
    Entre , deixe comentário e vote na minha poesia, na lateral do blog, é fácil , clicou no quadrinho, finalisa , clicando em votar. Ficarei grata!!
    Abraços , fica na paz de Deus.

    ResponderExcluir

Quando você socializa, contribui para enriquecer o texto. Obrigada!
( Respondo seu comentário sempre por aqui ).

 

Diário de Jardineira Todos os Direitos Reservados 2013 Carolina Rodrigues