14 de ago. de 2013

Resenha Livro Infantil: A Baratinha Listrada e a Zebra sem Listras

14 de ago. de 2013
De: Lívia Maria Fonseca Santana.
Ilustrações: Leonardo Garcia Góes.


“Todos somos especiais e cada um tem seu jeito de ser... Somos parte de uma grande Família, a Família de DEUS”.


Mimi é uma baratinha diferente da maioria dessas baratas que vemos por aí, ela tem um toque especial, algo que a torna única: ela é listrada e bem colorida!
Essa característica peculiar que a diferencia das outras e que poderia ser muito legal trazia angustia para a baratinha que, depois de perder seus pais, ficou sozinha e tinha muita dificuldade em encontrar amigos. Cada bichinho que Mimi encontrava e tentava fazer amizade era uma tristeza só, todos davam alguma desculpa por não querer amizade com Mimi, tudo isso por ela ser diferente das demais de sua espécie. Mimi persistia, mas sem sucesso.

Até que certo dia, já cansada de procurar amigos e não encontrar, Mimi avistou um animal diferente em seu caminho e logo sua esperança de encontrar um amigo floresceu e a baratinha foi ao encontro do pobre animalzinho que estava sozinho e se identificou com ele, pois também passava pelas mesmas dificuldades: Anita era uma Zebra que não tinha listras e por isso sua família a abandonou. Mimi e Anita se encontraram, conversaram bastante e ficaram muito felizes em saber que uma gostaria de ser amiga da outra e então os dias de alegria chegaram!

Então Mimi e Anita decidiram juntas ajudar outros animais que eram diferentes assim como elas, e para a surpresa das amigas que achavam que somente elas eram diferentes, encontraram muitos bichinhos especiais. Todos eles agora são unidos, se ajudam uns aos outros e assim se tornaram uma grande família. Enfim perceberam que todos são especiais, cada um com seu jeito e sua individualidade, mas que juntos formavam uma única família!

     Lívia Santana trabalhou o bullying de uma forma tão doce quanto inteligente. Apresenta o sofrimento de Mimi por ser diferente das outras de sua espécie e no desenvolvimento da história vai aos poucos clareando a visão do pequeno leitor em relação às diferenças de cada um, mostrando o quanto ela é especial independente de sua diferença e como ela lutou até conseguir seu espaço. A historinha vai além, trabalhando a união e amor ao próximo quando Mimi vai ajudar outros bichinhos que sofriam assim como ela havia sofrido. Lívia traz junto com a história valores muito importantes no momento atual e para a fase certa da vida: a infância! Plantando uma sementinha em cada coraçãozinho que irá mergulhar nessa historia assim como eu mergulhei. Recomendo para crianças aprenderem, para adultos relembrarem e para todos se divertirem.


Jardineiras, esse livro foi um presente muito especial que ganhei da Editora Nova Terra que me enviou com muito carinho, quero deixar aqui meu agradecimento à editora e convidar todas vocês para conhecer este e muitos outros ótimos livros que irão acrescentar na educação dos pequenos!




12 Comentários:

  1. Gostei da historinha :)
    É interessante como histórias como essa podem fazer a diferença para a educação de crianças. Lembro de histórias como essa que lia quando criança e que até hoje me lembro e que com certeza ajudou a moldar meu caráter. Parabéns, ótimo post e ótima historinha :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Di :)
      A leitura tem um poder incrível né, nos transporta para tantos lugares e sempre deixam um aprendizado e isso ajuda na formação do nosso caráter!
      Bj :*

      Excluir
  2. Oi Carol... gostei muito da história, sinto tanta falta de uma livraria aqui na minha cidade, mas quando for a Presidente Prudente vou procurar... beijosss!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jane :)
      Que bom que gostou!
      Da para comprar no site da editora,
      lá tem muitos livros á venda! E para alguns
      lugares o frete grátis :D
      Um beijo :*

      Excluir
  3. Adorei a história, é muito bom quando encontramos amigos de verdade, Carol passando pra desejar uma ótima quinta-feira, fique com Deus beijos.

    Blog:Lucimar Estrela da Manhã

    Grupo:Divulgue seu blog no Facebook

    Fan Page

    Me encontre no Pinterest

    ResponderExcluir
  4. Estamos trabalhando tbm na Escola Lairce – Rondônia- sobre bullying, com palestras, pesquisas e tudo mais, procuro sempre estar atenta com as atitudes de meus alunos, acredito q estamos no caminho certo, plantando alguma sementinha nessa geração de mente aberta e critica para um mundo melhor. Amo ser professora, pois acredito q estou fazendo a minha parte, com amor e carinho vamos em busca de mais respeito e dignidade com o próximo. Amo vc Carol, razão de meu viver...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mãe :D
      O bullying é um tema delicado e requer muita atenção pois deixam marcas profundas. Os livros também fazem um bom trabalho e esse em especial está incrível para trabalhar com os alunos!
      Bjs :*

      Excluir
  5. Oie Carol!
    Gostei muito da sua resenha. Como vc disse a autora trabalhou com o tema bullying de uma forma simples e doce. Uma ótima dica de leitura para os pequeninos.

    Um ótimo domingo pra ti!
    bjos
    Evy
    bosquedaleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Evy!
      Estou muito feliz em te ver aqui :D
      Que bom que vcê gostou, adoro suas resenhas tb!
      Bjinhos :*

      Excluir
  6. Seu blog é lindo e vou ficando aqui tá, obg pela sua visita em meu blog. Bjss

    ResponderExcluir
  7. Ola vim conhecer seu cantinho e me apaixonei.... com certeza vou voltar sempre...tenho uma pequena de 6 anos que adora historia vou imprimir essa pra ler pra ela... bjs e uma otima semana

    ResponderExcluir

Quando você socializa, contribui para enriquecer o texto. Obrigada!
( Respondo seu comentário sempre por aqui ).

 

Diário de Jardineira Todos os Direitos Reservados 2013 Carolina Rodrigues