16 de set de 2013

DICA OMO: A Encantadora Coleção de Livros Vaga-Lume

16 de set de 2013

Você com certeza já sabe que o hábito da leitura é essencial para o desenvolvimento infantil. O grande desafio é, no entanto, fazer com que seus filhos se atraiam por uma prática que hoje é preterida frente aos jogos eletrônicos e de computador.

Uma coleção de livros que vêm atraindo a atenção de crianças e adolescentes desde o início da década de 70, a Série Vaga-lume, da editora Ática, oferece obras clássicas como ‘Éramos Seis’ e ‘A Ilha perdida’ impressas de forma atraente ao mundo infantil e juvenil. Além disso, a coleção está repleta de obras originais de gêneros diversos que agradam a qualquer gosto.


Apesar de sempre aprendermos que os livros não devem ser julgados pela capa, as artes que estampam a frente dos livros são fantásticas. A fonte usada no título dos livros sempre foi a mesma, o que caracteriza bem a obra e nos permite identificá-los facilmente em meio a outros livros. Hoje, a arte usada nas capas se modernizou um pouco e perdeu um pouco do charme vintage que os livros da década de 70 até meados de 90 tinham. Ainda assim, o conteúdo das obras é muito original e ao mesmo tempo, oferecem um vocabulário apropriado para as crianças. Portanto, mostrar os livros a seus filhos e deixar que eles se familiarizem e escolham as capa favorita ajudarão eles a imaginar o enredo do livro, instigando, assim, a curiosidade deles.

Os temas abordados pelos livros variam bastante: há histórias dramáticas e de amor, como “O Feijão e o Sonho” e “Açúcar amargo” e também livros recheados de aventura, como “Corrida contra o Tempo”, “A grande fuga” e “Na rota do perigo”. Além disso, a série também oferece obras cheias de suspense como “Ameaça nas trilhas do tarô” e “O segredo dos sinais mágicos”.Além disso, há uma série de livros escritos por Marcos Rey, do estilo policial, onde há um crime e suspeitos e o leitor precisa desvendar quem é o assassino: o tipo de obra que aguça a curiosidade de qualquer um.

Grande parte dos autores da coleção Vaga-lume possuem mais de uma publicação na série. Portanto, se seus filhos agradarem de uma obra em particular, pode ser uma grande ideia ler mais dos mesmos autores, já que normalmente eles seguem o mesmo gênero.

E não se esqueça de explorar com seus pequenos o apêndice com exercícios escritos para eles explorarem o livro e sua capacidade de interpretação de texto. As figuras presentes no livro, assim como no encarte de exercícios os ajudará a relembrar e imaginar o enredo das histórias com bastantes detalhes.

Em resumo, se você tem dúvidas em como iniciar seus pequenos na prática da leitura, a coleção Vaga-lume é o que você precisa. Leve seus pequenos a uma boa livraria, e deixe que eles escolham o livro com o qual simpatizam mais e, possivelmente, eles gostarão tanto que você poderá fazer disso um costume. Lembre-se que os livros da série Vaga-lume podem ser encontrados em sebos facilmente, o que garante um custo menor.







Jardineiras fiquem por dentro das dicas da OMO!



Site Omo

Twitter

Facebook Omo

9 Comentários:

  1. adorei a dica ...
    ;)
    Camila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila (:
      Que bom que gostou!
      Obrigada pela visita
      Um beijo :*

      Excluir
  2. Nossa essa coleção é uma ótima dica para mim começar a comprar livrinhos pro meu pequeno :D
    www.franparadise.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Amei, os livros da omo são realmente pedagógicos, bjs

    http://madamelemes.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline!
      Que bom que gostou :D
      Obrigada pela visita (:

      Excluir
  4. Euu amooo livroos, Otimo post beijos :*

    ResponderExcluir

Quando você socializa, contribui para enriquecer o texto. Obrigada!
( Respondo seu comentário sempre por aqui ).

 

Diário de Jardineira Todos os Direitos Reservados 2013 Carolina Rodrigues