15 de out. de 2013

DICA OMO: Escoteiros do Brasil!

15 de out. de 2013

Nenhum pai ou mãe deseja que seu filho seja criado na frente da televisão. Mas vamos combinar que uma mãe que trabalha o dia todo, enquanto o seu filho vai a escola somente meio período acaba não tendo muito controle sobre o que ele faz em casa durante o outro período. Eventualmente, você pode concordar que ele passe a tarde na casa de um amiguinho ou que um amiguinho venha visitá-lo, mas isto não é a regra. Se você não consegue planejar atividades infantis para todos os dias da semana, e não quer se sentir uma mãe relapsa – porque você não é –você pode pensar em inscrever seu filho no grupo de escoteiros da sua cidade.



O Escotismo é uma atividade que existe em todo o mundo e é uma instituição sem fins lucrativos, que sobrevive de doações. Por isso é uma atividade que você pode inscrever seus filhos e que não vai lhe custar muito, caso você possa comprovar baixa renda seus filhos serão isentos da taxa de inscrição, podendo frequentar o grupo gratuitamente. O site oficial dos Escoteiros do Brasil explica a ideia do escotismo : “A proposta é o desenvolvimento do jovem, por meio de um sistema de valores que prioriza a honra, baseado na Promessa e na Lei escoteira, e através da prática do trabalho em equipe e da vida ao ar livre, fazer com que o jovem assuma seu próprio crescimento, tornar-se um exemplo de fraternidade, lealdade, altruísmo, responsabilidade, respeito e disciplina.”

Isso significa que o escotismo utiliza as atividades práticas para ensinar às crianças valores que serão importantes para a sua formação como pessoa e as desenvolvem tanto física quando mentalmente para lidar com desafios e situações adversas. Meninos e meninas são bem-vindos nos escoteiros e eles aprenderão tudo o que precisam saber para acampar e praticar o montanhismo. Esta é a modalidade básica que é a mais praticada em todo o país, mas também existem outras modalidades como a do Mar, onde eles aprendem as técnicas de navegação à vela e a motor, pesca, estudo de oceanografia, esportes náuticos que incluem desde remo até mergulho e windsurf. Tudo devidamente acompanhado e apropriado para a idade de cada escoteiro. Os escoteiros do mar praticam tanto em água do mar como de rio, lago, lagoas e pantanal. A outra modalidade é a do Ar que ensina sobre aeromodelismo, aeronavegação, até o estudo de meteorologia e cosmonáutica.

Crianças que praticam a modalidade básica geralmente gostam muito de participar dos escoteiros. Primeiro porque eles formam um grupo de amigos fora do núcleo da escola, eles vão adquirir o sentimento de pertencimento a um grupo, e vão aprender a trabalhar em equipe. Mas o melhor de tudo é que eles vão se divertir muito! E o melhor é que os pais podem ter a certeza de que seus filhos estão em boas mãos, se exercitando e aprendendo coisas que lhe serão úteis para a vida toda.

Se você ainda tem dúvidas se é uma boa ideia, leve seu filho para passar um dia nas atividades dos escoteiros e deixe que ele decida por ele mesmo! 




Jardineiras fiquem por dentro das dicas da OMO!


Site Omo

Twitter

Facebook Omo

14 Comentários:

  1. aaah outra dica é se inscrever nos desbravadores, essa instituição pertence à Igreja adventista, mas funciona como os escoteiros, ensina muitos valores, fora as atividades físicas e de camp. aprende muito sobre ciências e outras disciplinas de maneira lúdica, incentivando os estudos, e também tem fanfarra. por muitos anos eu fiz parte dos desbravadores e amavaaaa! :) legal o post.

    ResponderExcluir
  2. Que legal :)
    Sempre quis participar quando era criança, mas onde eu moro não tem nada do tipo, acredita? :/
    Mas minhas sobrinhas participam em porto alegre.
    Beijos
    prypensando.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pri :)
      Também sempre quis participar!
      Que legal que suas sobrinhas já participam :D
      Beijos :*

      Excluir
  3. Vou procurar , gostei muito da dica.
    Sou mãe de dois meninos fofos, rs.
    Bjs!!!
    pordosolblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Curti bastante o post, bem legal, não é???
    Criança merece todas as coisas boas do mundo.

    http://clicandolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. que bacana essas dicas
    amei,

    linda noite bjs

    http://sermamaepelasegundavez.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Estou alegre por encontrar blogs como o seu, ao ler algumas coisas,
    reparei que tem aqui um bom blog, feito com carinho,
    Posso dizer que gostei do que li e desde já quero dar-lhe os parabéns,
    decerto que virei aqui mais vezes.
    Sou António Batalha.
    Que lhe deseja muitas felicidade e saúde em toda a sua casa.
    PS.Se desejar visite O Peregrino E Servo, e se o desejar
    siga, mas só se gostar, eu vou retribuir seguindo também o seu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi António!
      Seja bem vindo :D
      Irei fazer fazer uma visita sim!
      Até mais.

      Excluir
  7. Olá Carol!
    Muito interessante este conteúdo.Sempre gostei muito do movimento do escotismo.
    Parabéns pela dica!
    Obrigada também pela visita ao meu blog.Já sou sua seguidora faz tempo e gosto de aprender e trocar informações e experiências.
    Um abraço e um ótimo final de semana!

    ResponderExcluir
  8. É minha filha, seu irmão e tua irmã, participaram de um grupo de escoteiro, fui acampar com eles uma vz, aprendi muitas coisas boas, pena q qdo vc nasceu não existia mais, acredito q vc iria adorar, muito bom!!!

    ResponderExcluir

Quando você socializa, contribui para enriquecer o texto. Obrigada!
( Respondo seu comentário sempre por aqui ).

 

Diário de Jardineira Todos os Direitos Reservados 2013 Carolina Rodrigues