22 de nov. de 2013

EM AÇÃO: Projeto Interpretação de Leitura

22 de nov. de 2013

Melhor do que ler um bom livro é plantar uma semente em um futuro leitor. O último lugar onde o livro deve ficar é na estante! E foi pensando dessa maneira que uma pedagoga iniciou um projeto de leitura em sua turma. Lendo os post’s do nosso jardim, ela conheceu a escritora Bettina Stingelin ficou encantada com sua obra e deu inicio ao seu projeto. Confira o relato da professora:



"Realizei com a minha turma do 5º ano um projeto chamado Interpretação de Leitura. Para dar inicio ao projeto, foram lidos dois livros da escritora Bettina Stingelin: O Fantasma do Porão e Os Diamantes do Barão.

Os livros foram lidos e, após compreenderem a leitura, foi pedido aos alunos para que confeccionassem dois cartazes para representar as historias, pois na aula seguinte iríamos apresentá-los juntamente com a história para os alunos da turma do Pré II. A turma foi dividida em dois grupos. O livro não foi entregue antes das apresentações para que os alunos não olhassem as imagens contidas e assim pudessem aguçar sua imaginação dando asa à criatividade!

Fizeram diversos debates até chegarem a um consenso de como iriam contar a história. Após esse debate surgiu o desafio da confecção dos cartazes. Por fim, foi decidido que cada aluno contribuisse com sua parte, dando oportunidade para cada um expor suas idéias.

Por fim a apresentação foi um sucesso. Principalmente ao relatarem que essa história nunca mais iria sair de suas lembranças. O projeto foi encerrado com muita alegria, risos e um sentimento de trabalho cumprido com sucesso. 

Agradeço muito ao blog Diário de Jardineira que sempre nos apresenta ótimos conteúdos que nos auxiliam em nossa profissão de educadores e também aos escritores de histórias infantis, aqui representada pela Bettina Stingelin, que também são heróis e heroínas que tornam a vida das crianças mais coloridas."
Janete Gottardi.


Clique na imagem para ampliar!





A pedagoga Janete Gottardi é a leitora número 1 aqui do nosso jardim, contribui sempre com seus comentários. É uma excelente professora, pra mim a melhor pedagoga que já conheci, pois além de plantar bons frutos em seu jardim, cultivou em meu coração o amor pela educação! Obrigada mãe pela contribuição!




Gostaram do projeto e ficaram curiosos para conhecer a escritora Bettina Stingelin e seus trabalhos? Confiram os links :D

Resenha dos livros: O fantasma do Porão e Os Diamantes do Barão

Bate papo com a escritora: Bettina Stingelin


Jardineiras gostaram do projeto de leitura?
Convido a todas para participarem do nosso jardim
 semeando suas sementinhas!

Contato aqui!

12 Comentários:

  1. muito lindo esse projeto, me encantei! o post ficou maravilhoso
    beijinhos :)

    ResponderExcluir
  2. Trabalhar com os livros, “O fantasma do Porão” e “Os Diamantes do Barão”, foi muito interessante, pois como professora pude perceber que ainda irei ver no futuro grandes escritores e desenhistas. Foi maravilhoso, eles adoraram como eu me realizei por ter conseguido alcançar meu objetivo q é de ter cravado uma sementinha dentro do saber de cada aluno, saboreando o gosto de ler e viver as aventuras. Te amo minha filha!

    ResponderExcluir
  3. Amei a maneira como foi feito
    é muito importante
    as crianças saberem interpretar
    textos
    parabéns pelo projeto
    linda tarde
    bjs

    Ser Mamãe Pela Segunda Vez
    Google+Nanda

    ResponderExcluir
  4. Oi Carol, que bacana saber que o seu trabalho está inspirado outras pessoas que também adoram os livros... beijosss!!!

    ResponderExcluir
  5. Amei.
    Seguindo, e curtindo (Retribuindo a visita)

    filrosa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Carol que lindo!! Com certeza o melhor caminho é da bons exemplos e motivar as criança a ler e a gostar dos livros e da leitura. Adorei!!
    Amiga, uma pessoa querida,deixou no comentário esse lindo verso eu achei um carinho sem igual. Um mimo que estava precisando. Estou repassando este gesto lindo pra você que é muito especial.
    Deixo pra você um sorriso
    Com cheirinho de amizade
    Um beijo em sua face
    Com desejos de felicidade
    Deixo ,também minha mão
    Acaso você precisar
    Um afago em seu coração
    E um ombro para ninar
    Deixo pra você meu carinho
    Mas não esqueça de vir
    Aquecer o meu cantinho com sua visita pois és muito importante e Sou alguém, que de ti precisa
    para seguir a sorrir e continuar com este trabalho na blogsfera.
    Fica na paz de Deus, que Ele ilumine seus passos hoje e sempre.
    Abraços da amiga Lourdes
    Meus blogs: http://professoralourdesduarte.blogspot.com.br/
    http://filosofandonavidaproflourdes.blogspot.com.br/


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lourdes!
      Todo incentivo para a leitura é bem vindo né!?
      Que belo pensamento, obrigada por me passar também!
      Um super beijo :**

      Excluir

Quando você socializa, contribui para enriquecer o texto. Obrigada!
( Respondo seu comentário sempre por aqui ).

 

Diário de Jardineira Todos os Direitos Reservados 2013 Carolina Rodrigues