24 de jun. de 2014

Bate Papo com a escritora Luana Helena

24 de jun. de 2014


Todo mundo mergulhou na historia do Tiago no livro Água de Sereia. Pelos comentários percebi que vocês, assim como eu, adoraram a história e por isso chamei a escritora Luana Helena para um bate papo, ela super simpática aceitou e tivemos uma conversa bacana, confiram só!











Antes de conhecer seu trabalho, algo que me chamou atenção foi o fato de você ser uma escritora jovem, esse gosto pelos livros veio de infância ou é algo recente?

Eu sempre gostei muito de ler, desde antes de aprender a ler, de fato. Meus brinquedos eram livros, gibis, almanaques e tudo que tinha letras...rsrs... Com o tempo, o gosto foi se intensificando, mas começou na infância. 

Na infância você tinha um livro favorito? De que forma ele te inspirou?

Tinha! O Menino Maluquinho, do Ziraldo. O Maluquinho é um primo do Tiago..rsrs... Ele me inspirou essa criança livre, esperta, de uma infância mais pura, mais natural. Inspirou também trazendo essa ideia de que a criança não precisa e nem deve ter um comportamento perfeito, ficar quietinha o tempo todo, ser como os adultos esperam; basta que ela seja criança. O meu próximo livro vai falar um pouco disso. 

Porque escrever para as crianças?

Porque eu ainda sou criança! rsrs Tenho visto muitos livros para crianças que não incentivam a imaginação, que se prendem demais ao didático, ao ''ensinar alguma coisa'', como se elas não soubessem nada. É engraçado, mas sinto uma facilidade muito grande em me comunicar com os pequenos. 

O que te inspira a escrever?

Muitas coisas, mas a que eu mais gosto é o cotidiano. Ás vezes uma frase que eu escuto no ônibus ou no restaurante vira um conto ou um poema. Gosto muito de pegar esses pequenos detalhes e ampliar, achar beleza e lirismo ali. 

O Tiago e a vovó Nadi são apenas personagens do livro ou eles existem?

Olha, o Tiago é uma mistura dos alunos e amigos que eu já tive. E também dos meninos das histórias que eu li. A vovó tem um pouco da minha avó e de todas as pessoas que um dia já me contaram uma história. 

Podemos esperar por mais historias do Tiago ou novas historias?

Sim! O próximo livro deve ser lançado em Agosto ou Setembro. Vou divulgar o título em primeira mão para vocês: Um Gigante de Estrelas. Depois deste, tenho outra história do Tiago, que deve ser lançada no ano que vem, fechando essa coleção. Pretendo lançar alguns projetos também voltados para adultos e adolescentes.  



Leiam muito e com frequência. E que pensem muito também sobre o que leram. Um bom leitor é aquele que lê com qualidade e não só acumula histórias lidas. 







Clique aqui e confira a resenha do livro!

Curtam a fan page e fiquem por dentro de todas as novidades :)
         

2 Comentários:

  1. Vim do agenda dos blogs te visitar.
    Bjins
    e obg pela visita no meu cantinho

    ResponderExcluir
  2. Vim do agenda dos blogs te visitar.
    Bjins
    e obg pela visita no meu cantinho

    ResponderExcluir

Quando você socializa, contribui para enriquecer o texto. Obrigada!
( Respondo seu comentário sempre por aqui ).

 

Diário de Jardineira Todos os Direitos Reservados 2013 Carolina Rodrigues