4 de jul. de 2014

Como organizar e limpar os livros das crianças?

4 de jul. de 2014


Ensinar e incentivar as crianças a gostarem da leitura desde pequenas é um dos melhores investimentos que se pode fazer. Elas começam aprendendo pequenas coisas, como a noção de cores e formas, e terminam por descobrir um mundo imaginário sem fronteiras, onde tudo é possível e fabuloso. Sem falar nos maiores benefícios para o aprendizado em qualquer aspecto da vida, como escrever e interpretar textos ou simplesmente compreender conceitos mais abstratos como respeito e cidadania.

Como essa consciência está crescendo na cabeça dos pais e mães pelo Brasil afora, é cada vez mais natural encontrar livros nos quartos das crianças. A prova de que as crianças gostam deles é que os livros infantis vivem espalhados pela casa ou são guardados misturados com os brinquedos em caixas ou cestos, não é mesmo?

Maravilhoso! Mas por que não aproveitar a oportunidade e criar um cantinho de leitura para o filho? Assim a criança vai ter os livros como parte integrante do universo dela desde cedo e ainda aprender o princípio básico de organização que cada coisa tem o seu lugar.


Não precisa muito esforço ou muito espaço. Qualquer cantinho separado do quarto serve ou até mesmo um espacinho demarcado com um tapete de EVA por exemplo. A ideia é organizar, mas também tornar o cantinho convidativo, onde a criança pode sentar ou deitar em algo confortável para ler. Já existem muitas cadeirinhas e poltronas infantis no mercado e todo tipo de tapetinhos divertidos e fáceis de lavar.

O passo seguinte é reunir todos os livros infantis que estão espalhados pela casa ou misturados com os brinquedos e fazer uma boa limpeza neles:

- Se a criança for bem pequena, provavelmente esses livrinhos serão de tecido, plástico ou revestidos com algum material à prova de dedinhos sujos e saliva. Confira a etiqueta para as instruções de lavagem no caso dos livrinhos de tecido e lave com água e sabão neutro os livros de plástico. Lembre-se de enxaguar bem para remover qualquer resíduo de sabão. Os livros de papel com algum tipo de material impermeabilizante podem ser limpos com um pano úmido, mas devem ser secos logo em seguida.
- Para crianças um pouco maiores, os livrinhos já não possuem todo esse tratamento para resistir umidade. Para esses livrosretire a poeira com um pano seco ou use uma escovinha macia, caso eles tenham ficado guardados em alguma estante.

Depois de limpos, organize os livros. O ideal é que eles sejam arranjados e guardados na altura dos olhos e das mãos da criança para facilitar o acesso e visibilidade, estimulando a leitura de várias maneiras.

- Use prateleiras rasas para organizar os livros ou estantes pequenas com nichos. 
- Arranje os livros na posição vertical e com a capa voltada para a frente. Assim mesmo que a criança seja bem pequena e não saiba ler, ela pode escolher pelo desenho da capa o livro que quer brincar e devolver para o lugar depois.
- Se a criança for maiorzinha, os livros já podem ser guardados lado a lado nos nichos, estantes ou mesmo em caixas e cestos, desde que as lombadas ou parte das capas fiquem sempre à vista para a criança identificar os livros.
- Como os livros infantis podem ter tamanhos e formatos diferentes dos convencionais, o ideal é alinhar do maior para o menor para facilitar a visualização.



    Imagem por Jones Design Company

Agora que o cantinho da leitura está pronto e organizado, é só observar como a criança vai ter mais motivos para brincar com os livros e se divertir com a leitura. De tempos em tempos retire os livros que não são mais adequados à idade da criança e coloque outros no lugar. Se a criança já tiver muitos livros, deixe os favoritos mais acessíveis e guarde o restante para ir trocando aos poucos.

Só não pode esquecer de manter o cantinho sempre organizado e limpo. Não deixe para o dia da faxina geral. Retire o pó dos livros e das estantes onde eles estão guardados ao menos uma vez por semana, aproveitando para organizá-los novamente. Assim você evita acúmulo de poeira no cantinho de leitura, preserva os livros por mais tempo e deixa eles sempre ao alcance fácil da criança.


Este texto foi produzido em parceria com o site Cleanipedia


5 Comentários:

  1. Olá querida ADOREI este post minha filha mais nova ama livros, tem uma verdadeira paixão alias um dos passeis favoritos dela é ir a biblioteca acredita??
    Este post portanto vai-me ser muito util, muito grata bom final de semana bjinhos♥
    http://sarranheira.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  2. Oi Carol, os livros dos meus filhos eu organizo em prateleiras e estamos sempre limpando, meu problema por aqui é que eles pegam o livro para ler e não devolvem no lugar, rsrsrs beijosss!!!

    ResponderExcluir
  3. Adoro os livros, as prateleiras com livros, os cantinhos da leitura Carol... Aqui temos um com tapetinho, uma almofadinha e um cestinho, mas Maria não senta nele... quando pega um livrinho vai pra cama.. Existem no quarto de brincar e na estante do guarda-roupas.. enfim.. estão organizados mas espalhados.. precisamos concentrar... As ideias são muitas... mas é preciso praticidade pra ficar chamativo..

    Uma prateleira como essa é bem bacana... Vamos pensando..
    Adorei o texto.. Um beijo grande e felicidades querida..

    ResponderExcluir
  4. Eitaa! amei o post, e as dicas também...

    ResponderExcluir
  5. Vim do "Agenda dos Blogs" agradecer sua visita e adorei o seu cantinho.
    Amei essa postagem e já estou te seguindo.

    bjs

    ResponderExcluir

Quando você socializa, contribui para enriquecer o texto. Obrigada!
( Respondo seu comentário sempre por aqui ).

 

Diário de Jardineira Todos os Direitos Reservados 2013 Carolina Rodrigues