Como vocês sabem, tivemos o prazer de conhecer um bom trabalho que é o livro A Baratinha Listrada e a Zebra sem Listras, e de conhecer também sua criadora Lívia Santana. É encantador poder dar vida a uma obra com um toque lúdico junto a um assunto tão necessário como o bullying.
Como educadora, não pude deixar o livro na estante depois de lê-lo: já preparei uma leitura da historia para crianças de três a seis anos. Levei para a sala de aula, nos organizamos em círculo e comecei a leitura. De início estranharam quando viram que o livro não se tratava de princesas, fadas ou super-heróis, mas logo se encantaram com um personagem tão real e ao mesmo tempo tão persistente. Os alunos ficaram super atentos e penetraram na historinha. Percebi o quanto as crianças torciam pela Mimi, se angustiavam com sua busca solitária e como vibraram quando finalmente encontrou uma nova amiga em um belo final.
Ao término da leitura fizemos uma roda de conversa onde pedi para que cada aluno dissesse algo que gostou da historinha do livro. Fui conduzindo a conversa até que eles chegaram por si só a chave da história, conversamos sobre essas diferenças que acabam gerando a desunião e observamos que todos nós somos diferentes de alguma forma, como exemplifiquei para eles diferenças menores como o nosso nariz, que o de cada um é diferente do outro e que isso é natural e que ao mesmo tempo somos todos iguais perante a Deus.
Depois desse bate-papo, pedi para que eles registrassem algo da historia que eles gostaram, e aqui está o resultado:
3 anos. Adorou conhecer o pinguim diferente! |
6 anos.
Não achou certo a maneira que o rato tratou Mimi
e desenhou esse momento. Acima dela é um osso!
|
3 anos. Adorou a baratinha colorida e desenhou sua versão! |
3 anos. O momento que mais gostou foi o encontro de Mimi com Anita, registrou desenhando o lago que havia entre elas. |
4 anos. Desenhou uma aranha diferente reparem nas bolinhas coloridas! |
6 anos. Coração da AMIZADE! |
Este é o incrível poder dos livros: Plantar boas sementes! Quero agradecer a escritora Lívia Santana pela bela obra e a Editora Nova Terra que me presenteou com o livro :)
Resenha |
Entrevista |
Adquira o livro |
Quando a história é contada com amor, a educadora consegue o seu objetivo, passar aos alunos o quanto a leitura pode levar ao mundo da imaginação, fico feliz por vc ter conseguido o seu objetivo q é mostrar a diferença de cada ser, feito por nosso magnifico Pai Maior, que sua profissão venha lhe trazer muitas alegrias, pois ser professora não é aplicar conteúdos prontos e sim aplicar a sabedoria da vivência da boa moral com outros da mesma espécie, te adoro por duas razões, por ser minha filha e seguir minha profissão que amo tanto...bjus!!!
ResponderExcluirObrigada mãe :)
ExcluirVim retribuir a visitinha^^
ResponderExcluirLindo seu cantinho!!! Já estou seguindo...
Bjokas
Olá Adriana :)
ExcluirQue bom que gostou!
bjs
Que aprendizado. Muito boa a resenha.
ResponderExcluirTem sorteio no nosso Blog.
Beijos U&B
www.unhasebocas.blogspot.com.br
www.facebook.com/pages/Unhasbocas
Realmente um grande aprendizado viu!
ExcluirObrigada pela visita :D
Fiquei arrepiada! amo ver a personalidade das crianças através dos desenhos! ótimo trabalho. beijos
ResponderExcluirDemais né Lú!
ExcluirBeijos
Olá querida! Vim agradecer sua visita no Arte & Rabisco e te convidar a participar do Sorteio da Amizade no Solzinha Artes! Beijos!
ResponderExcluirParticipe do Sorteio