24 de fev. de 2013

Páscoa

24 de fev. de 2013

Páscoa
Além dos ovos de chocolate!

Fonte
Comemorar a páscoa comendo ovos de chocolate, quem não gosta! Mas será que todas as atividades relacionada a páscoa e as delicias de chocolate fazem realmente algum sentido? Bom quando damos sentido a essa data, conseqüentemente terá sentido!  Entenda de forma simples como explicar a páscoa para os pequenos:



A páscoa é comemorada a muito tempo, pelos judeus que festejavam  o inicio da primavera, pois era uma época em que os rebanhos aumentavam, as folhagens ficavam verdinhas, as árvores floresciam e indicavam  que logo era época da colheita, e era essa colheita que dava o sustento para esse povo, o nome páscoa vem do grego que significa;  passagem, que simbolizava toda essa passagem da primavera e colheita.

Muito tempo se passou e chegou a época de Jesus, ele veio pregar o amor entre as pessoas, mas muitos não compreendia isso e por isso ele foi crucificado, e ficou na cruz por três dias, depois foi enterrado em um local  em que seu corpo não podia ser retirado, para isso foi colocado uma pedra, e mesmo assim haviam guardas que faziam a vigia nesse local, até que chegou a noite em que a terra estremeceu e Jesus apareceu e provou o que havia dito que ressurgiria dos mortos mostrando assim que Deus nós da a vida eterna.
O interessante que tudo isso aconteceu justamente na época da passagem, a páscoa e por esse motivo deram o nome desse fato de Páscoa da Ressurreição  dando assim mais um novo sentindo a data

 Mas da onde vem os símbolos? O ovo como Jesus tinha pregado é o símbolo da vida, muitos animais nascem dele! Nessa época de páscoa eles comemoravam dando ovos para os amigos e familiares, chegaram até a pintar os ovos para enfeitar! Mas os ovos estragam rápido e são frágeis daí veio a ideia de fazer ovos de alumínio e até porcelana. Com a chegada da era moderna, resolveram comercializar essa ideia fazendo ovos de açúcar e chocolate! Já o famoso coelhinho da páscoa, virou o ‘divulgador’ da noticia de toda a ressurreição,pois é um animal muito ágil,  e que trás consigo sempre a ideia de alegria.

A Páscoa trás consigo uma mensagem de nova fase, de renascer, recomeçar, de vida! Um data com muitos valores. Não vale a pena pintar coelhinhos e comer ovos sem saber o sentido de tudo isso.

Jardineiras compartilhe conosco; Como você ensina os valores da páscoa para seus alunos? Vamos dar mais sentido a essa data tão especial!


Para fazer esse texto me baseei em
 muitas historias que escutei sobre a páscoa,
e também em dois sites o Wikipédia e o
 Portal da Família que fala tudo sobre os símbolos 

16 Comentários:

  1. Olá,obrigada pela visita,e pelo carinho.Fique a vontade para olhar e copiar o que servir para os seus pequenos.Também estou te seguindo.
    Tenha uma semana abençoada.
    Um abraço.
    Valdete Cantú

    ResponderExcluir
  2. Oi Carol.... Obrigada pelas visitas. Estou retornando aos poucos a minha vida. Depois de uma grande mudança. mas faz parte!
    Vc já visitou o meu outro blog?
    paraisodaalfabetizacao.blogspot.com
    Lá tem coisas maravilhosas para trabalhar em sala de aula.
    Venha sempre me visitar.
    Beijinhos carinhos e fique com Deus

    ResponderExcluir
  3. Oie Carol!

    Obrigada pela visita!
    Você disse que está começando a fazer resenhas para incentivar a leitura, que bom que estamos juntas nessa missão de incentivo a leitura.

    Páscoa é que nem o Natal, um momento de reflexão e de dividir alegrias com a família e os amigos.

    Um excelente semana pra ti!

    bjos
    Evy
    bosquedaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Carol, adorei seu cantinho! Ainda mais que eu tenho filho pequeno, mas ainda não está na escola, mas mesmo assim vou seguir as suas dicas! Muito fofo seu blog!
    Parabéns, já segui!
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Carol amei teu carinho lá no meu blog viu ?!
    Obrigada!Adorei o post fiquei sabendo coisas que nem imaginava!
    BjOs de Nana =*
    Nana Pinho Em Cores
    O Manequim G3
    O Peso do Preconceito

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Obrigada pela visita e o carinho de suas palavras...
    Seguindo tbm...beijosss

    ResponderExcluir
  7. Oi Carol,como vai você?! Que bom é fazermos novos contatos,não é?! Estou muito feliz pela sua visitinha. Já estou te seguindo também. Um grande abraço. Solange

    ResponderExcluir
  8. Obrigada por seguir meu blog. Já estou seguindo o seu. Meu nome de seguidora é Adorartes, ok? Se quiser curti minha página ficarei grata. Abraços e sucesso!
    http://www.facebook.com/Adorartes

    ResponderExcluir
  9. Olá, amiga!!! Passando para avisar que á sua divulgação do seu blog na AGENDA DOS BLOGS já está pronta. Passa na página CADASTRADOS e veja o número de identificação do seu blog.Se quiser é já pode pedir á Carteirinha da AGENDA.pEÇO QUE TODAS ÁS VISITAS QUE CHEGAREM AQUI, que você possa retribuir á todas!! GENTILEZA GERA GENTILEZA!! Bjs!!
    http://www.agendadosblogs.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi,Boa noite!!!
    O blog "Cantinho da Ione" está oferecendo um lindo selinho à todos, pelo aniversário de minha cidade "Rio de Janeiro" que completou 1º de março - 446 anos de muitas conquistas,entre neste link para pegá-lo:
    http://gospelcantinhodaione.blogspot.com.br/2013/03/selino-carioca.html.

    Gostaria também de aproveitar e convidar Você à dar um voto na minha Poesia,ao lado esquerdo do site na enquete no nome(Ione Viana) é só entrar neste link: http://www.riosul2012.com/2013/02/a-primeira-mulher-ione-viana.html é uma gincana em homenagem ao dia Internacional da Mulher.Desde já agradeço o seu carinho e a sua atenção!!!
    Fique com Deus!!!
    grande abraço!!!
    Ione Viana

    ResponderExcluir
  11. Olá,
    Faço parte da Agenda dos Blogs, vim visitar seu blog e já estou te seguindo, venha seguir o meu também, será um prazer recebê-la. http:/passatemposeartesanatos.blogspot.com.br

    Beijos.
    Shirley Nesi

    ResponderExcluir
  12. Oi Carol gostei muito do seu blog. Inclusive este texto sobre a Páscoa achei legal e vou indicá-lo para as minhas professoras. Beijos

    ResponderExcluir
  13. Olá Carol!

    Vi o seu blog no agenda dos blogs e vim te fazer uma visita.
    Adorei saber um pouco mais sobre a páscoa, e tb adorei seu cantinho!

    bjos
    Evy
    bosquedaleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Vim retribuir sua visitinha...Adorei esse texto vou utilizar na catequese, que sua caminhada na Educação seja abençoada.Bjos

    ResponderExcluir
  15. Olá, conheci seu blog através do agenda dos blogs e já estou participando.Parabéns, pelo blog!

    Bjkas!!

    http://lucyemascarenhas13.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Olá Flor vim retribuir a sua visita..Adorei o texto sobre a Pascoa... Você está de parabéns estarei vindo te visitar sempre que possivel... bjs

    ResponderExcluir

Quando você socializa, contribui para enriquecer o texto. Obrigada!
( Respondo seu comentário sempre por aqui ).

 

Diário de Jardineira Todos os Direitos Reservados 2013 Carolina Rodrigues