4 de fev. de 2013

Planejar

4 de fev. de 2013

fonte

Sua importância e dicas para se obter um bom planejamento

Planejar vai além de se organizar, o planejamento é a alma da aprendizagem, é dar essência á aula. O ato de planejar abre um leque que nos permite sugar todos os recursos para uma aprendizagem significativa,
é planejando que se enriquece uma aula, é nesse momento que nos coloca em constante reflexão; ‘Onde quero chegar? Como chegar?’ E ainda nos permite nossa auto-avaliação; ‘Cheguei onde queria chegar? Tive um bom desempenho? Usei os métodos certos para essa aula? O tempo que planejei, ficou extenso fazendo com que os alunos se dispersem,ou ficou curto deixando os pressionados? Onde posso melhorar?  Poderia ter usado mais recursos matérias?’
Não  planejar deixa as aulas desorganizadas, monótonas, sem objetivo e por conseqüência fazendo com que os alunos percam o interesse, não tenha uma aprendizagem significativa ou por muitas vezes aprendizagem nenhuma! Já o conjunto de um bom planejamento, junto a auto-avaliação do educador, certamente sua conseqüência será de uma aula produtiva e significativa.
Abaixo deixo alguns pontos interessantes para começar seu planejamento:




- Basear-se na realidade sócio-cultural do alunos;
Além da cultura que envolve cada país, existe também cultura entre os estados, as cidades nos bairros e também dentro de cada casa, por isso um planejamento que serve para uma escola de um determinado bairro talvez não tenha os mesmos resultados em outra escola de um outro bairro, as realidades são diferentes, isso significa que o educador pode sim se inspirar em outros projetos e planejamentos, porém é preciso adaptar a sua realidade.

- Articular-se entre a teoria e a prática;
Hoje temos tantos recursos, e muitas vezes ficamos presos à sala de aula que tal colocar os alunos para pesquisar depois de uma aula teórica, e no fim uma socialização das experiências de cada um. Essa busca, essa socialização deixa a aprendizagem mais significativa, trabalha a fala em público, oralidade e ainda colocamos os alunos em contato com os recursos disponíveis.

- Partir do conhecimento do aluno;
Saber os conhecimentos prévios dos alunos, nos auxilia no ponto de partida do planejamento, e isso pode ser feito de forma simples, em uma roda de conversa, abrindo um debate, sobre o assunto do planejamento.

- Flexibilidade
Um planejamento precisa ser flexível aos imprevistos do dia, precisa ficar aberto a mudanças e as atualizações.

Jardineiras quais seus métodos de planejamento? 
Compartilhe conosco! 
Assim deixamos o texto mais completo!




Fonte:Para fazer o texto me baseei em um artigo sobre;

“A importância do plano de aula” do site Brasil Escola,

 lá te várias dicas clique aqui para conferir.





3 Comentários:

  1. Carol, filha amada de Deus!
    Amei sua visita, seu blog é nota 10. Conteúdo excelente, template maravilhoso, organização, tudo show, parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcia :)
      Obrigada,Fico feliz que tenha gostado!
      Comentários como o seu me da muita motivação :D
      Um beijo :*

      Excluir
  2. Oi Carol, acho que planejar é essencial para os professores e para a vida. O que é tudo isso sem um planejamento, uma meta, visões de erros e acertos. Com certeza o professor só tem a ganhar planejando. E o ultimo item: Flexibilidade. Esse é essencial! Se não está bom, tentar outro método e mais um.. e mais um... Ter a cabeça aberta para balançar pra lá e pra cá e não se quebrar..

    Beijos e bom começo de aula!!!
    Teresinha Nolasco
    Bolhinhas de Sabão para Maria

    ResponderExcluir

Quando você socializa, contribui para enriquecer o texto. Obrigada!
( Respondo seu comentário sempre por aqui ).

 

Diário de Jardineira Todos os Direitos Reservados 2013 Carolina Rodrigues