13 de mar. de 2013

Enquete: Vícios de Linguagem

13 de mar. de 2013

Vícios de Linguagem
Né!?
Estamos tão acostumados a soltar essas perolas que nem percebemos, mas quando é o outro que está falando adoramos contar quantos ‘né, daí, então’ foi dito. Essas pequenas palavras são conhecidas como estereótipos de apoio, mas existem muitos outros vícios de linguagem, e a melhor forma de evitarmos esses deslizes é conhecermos;




Estereótipos de apoio:
 “Tá ok aí” são alguns exemplos de estereótipos de apoio, eles são expressões típicas da fala mas quando começamos a repetir essas palavras elas se tornam um vício de linguagem, e assim que acaba atrapalhando a mensagem que você quer passar, pois quem está ouvindo acaba prestando mais atenção nos vícios. Fique atento pois qualquer palavra pode virar um estereótipo de apoio se você repetir a cada inicio e fim de frase.

Prolongamentos:
“Aããnn, Ééééh Huuum” As vogais quando são ditas assim prolongadas, para preencher aquele tempo entre uma palavra e que também atrapalha quando passamos uma informação, pois ela tira totalmente o ritmo da apresentação, e deixa uma impressão de que você não domina o assunto ou não planejou antes de falar.

Erros gramaticais:
A língua portuguesa quando falada algumas palavras se diferenciam, como por exemplo a palavra; ‘leite’  em algumas regiões se pronuncia ‘leiti’ um dos motivos dessas mudanças é o sotaque, falar com o final ‘i’ não é errado, mas escrever sim. Porém temos que ficar atentos a outras palavras que quando pronunciadas faltando uma letra por exemplo está incorreta como as palavras terminadas em “s” ou “r” (chorar/chorá ou temos/temo) outro ponto interessante são as frases no plural que muitas vezes começamos no plural e terminamos no singular (As pessoas concorda/ concordam)

Gerundismo:
Esse vicio é bastante cometido, principalmente por telefonistas; “Vou estar efetuando senhor” essa expressão da uma idéia de um futuro que está em andamento, porém o gerúndio só pode
ser usado quando vai indicar uma ação contínua, no presente então a expressão certa poderia ser; “vou efetuar” ou “efetuarei”, assim passará a idéia que vai ocorrer a partir do momento que foi dito.


Resultado :
Qual desses vícios de linguagem você costuma utilizar;
Tá: [50%]
Né:[50%]
Daí: [0%]

Aproveite e vote na nova enquete!

Para fazer o post tive como base um site
 interessante sobre falar em público,
 para saber outros vícios de linguagem 

16 Comentários:

  1. Oi Carol!
    Vim agradecer e retribuir a gentil presença em meu blog.
    Gostei do seu espaço também! Muitos temas bacanas e importantes são abordados aqui. Parabéns!
    Voltarei!
    Bjs...Magda

    ResponderExcluir
  2. Ola!!! Vim te visitar!! Amei seu blog!
    Ela nos faz pensar bastante e isso hoje em dia é muito bom, parabens!!!
    bjosss

    http://ideiaartesanato.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Menina, eu ODEIOOOOOOOOO gerundismo kkkkkk

    Adorei esse post! To seguindo tb, obrigada pela sua visita :)

    beijoss

    http://consuminhosecaprichos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá carol vi seu blog na agenda dos blogs e vim conferir de pertinho, estamos seguindo e convidando você a conhecer o nosso também, esperamos que goste.

    Bjokas
    Leca
    Equipe Comunidade da Beleza.
    http://comunidadedabeleza.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho esses vícios de linguagem!! rs
    tanto para falar quanto para escrever!! é terrível.. meu marido vive rindo de mim kkk

    Beijinhos

    Desi
    http://crochedadesi.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. sou um terror em vícios de linguagem, o pior que apesar de estar errando não consigo me controlar............amei sua visitinha e com certeza estarei por aqui sempre para aprender mais um tiquim
    bj e até brev

    ResponderExcluir
  7. Nossa! Eu tenho vários vícios de linguagem...
    Daí que o negócio fica feio né? rsrsrs

    Obrigada pela visita na minah casinha! Volte sempre!

    Bjos

    ResponderExcluir
  8. Oi Carol!! Também uso demaaais essas gírias!! ee obrigada pela visita ao Flor de Laranjeira!! Volte sempre!!

    ResponderExcluir
  9. Obrigado pela visitinha no meu blog
    Adorei as palavras.
    Que bom saber que os professores que irão chegar na sala de aula são apaixonados pela educação
    Venham sempre me visitar
    Estou te seguindo
    bjs
    Rosemeide www.magiadeensinar.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. E como tem! O pior é que nós mesmos não percebemos. E é tão fácil perceber nos outros...
    Abraço e obrigada pela sua visita ao meu cantinho!

    ResponderExcluir
  11. Carol, Fico feliz em ter ajudado com meu post. Estou apredendo também por isso ainda não tem tutorial, mais em breve vou postar alguns.
    Ah, muito interessante desse post como o nome já diz é um vício, Eu tenho o meu preferido o "Né". rsrsrs

    ResponderExcluir
  12. Carol precisamos trocar ideias sobre pedagogia, estou começando agora e já estou encantada.

    ResponderExcluir
  13. OI FLOR, IM RETRIBUIR A VISITA E JÁ ESTOU TE SEGUINDO. SEU BLOG É D+. PARABÉNS!!!
    BJS
    VIVIANE

    ResponderExcluir
  14. Boa tarde minha querida Carol, desculpe esta fazendo a visita com um recadinho pronto, estava muito prejudicada com a tendinite e estou evitando digitar, mesmo estando bem melhor, graças a Deus.
    É preciso ter força e coragem para seguir em frente e este tem sido o meu lema. Como diz Renato Russo: “Quando tudo nos parece dar errado, acontecem coisas boas, que não teriam acontecido, se tudo tivesse dado certo”. Por isso mesmo estou aqui, com o recadinho colado, mas o importante é que lembrei de você e passei para te desejar muita luz no teu caminho nesta semana Santa, que inicia.
    Que o amor de Jesus encha os nossos corações de paz e amor ao próximo.
    Abraços, uma linda tarde.

    ResponderExcluir
  15. Gerúndio é o ó! hahaha
    Adorei o texto... Tem horas que nem percebemos quantos erros estão presentes em nossa fala.
    Temos que ficar atentos pra não tornar nossa fala/escrita chata e/ou repetitiva.
    Ótimo texto, ótimo blog. Sucesso sempre prima!
    Super beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vih =)
      Concordo com você, vira realmente um vício e nem percebemos
      o negócio mesmo é ter conhecimento para evitar!
      Que bom que você veio, bjinhos :D

      Excluir

Quando você socializa, contribui para enriquecer o texto. Obrigada!
( Respondo seu comentário sempre por aqui ).

 

Diário de Jardineira Todos os Direitos Reservados 2013 Carolina Rodrigues