11 de mar. de 2013

Prazer em Ler

11 de mar. de 2013

Prazer em Ler
Incentivo a leitura

Fonte
A Leitura além de prazerosa trás muitos benefícios; Além de ampliar nosso conhecimento geral,aumentar nosso vocabulário e nos ajudar na escrita, estimula a criatividade o senso critico, nos provocas sentimentos, emoções, trás cultura! Mas mesmo com tantos benefícios temos poucos leitores, a raiz desse desafio é o incentivo, e nós educadores temos muito para colaborar! Segue algumas dicas para estimular a leitura:





- Leia historias! Contar historias variadas proporciona as crianças novas aprendizagens, e ajuda conhecer variados tipos de leitura, e até selecionar os tipos de leituras que lhe dar prazer! Quando estiver lendo, coloque o dedo para indicar sua leitura assim você mostra que a historia está no livro, se a criança já esta aprendendo a ler ou já sabe leiam juntos!

- Relembre as historia! Aproveite situações que tem em comum com alguma historia e relembre com a criança como foi, ou até mesmo contar historia que tem haver com as situações, por exemplo: ao dizer porque não pode conversar com estranho, cite a historia da ‘chapeuzinho vermelho’ .

- Momento Leitura! Tenha momentos de leitura combine com as crianças esses momentos e também crie um lugar aconchegante para a leitura.

-  Brinque com as palavras! As rimas além de ajudar na memorização, mostra para criança que podemos brincar com as palavras para rimar. O mesmo são com as cantigas elas sempre trazem alguma historia consigo!

- Dê o exemplo! É uma dica obvia porém de grande importância, se o educador não é um leitor como pode estimular a leitura?  Quando sentimos prazer em fazer algo contagia as pessoas a nossa volta!  Contar sobre algo que lemos e gostamos gera curiosidade e mostra que ler trás conhecimento e é  prazeroso!

Para fazer o texto, li um artigo
completíssimo sobre o incentivo a leitura;
“Como ensinar a seu filho que ler é um prazer” 

 

10 Comentários:

  1. Corretíssimo, devemos incentivar a leitura entre os adulto, mas principalmente nas crianças. Isso só traz benefícios, além de conhecimento ajuda numa escrita correta, ja que muito meios de comunicação acabam por nos emburrecer um pouco a cada dia com certas gírias e abreviaturas.

    Obrigada por partilhar.

    Passei também pra desejar um ótima semana!

    Abraços e carinhos
    My

    ResponderExcluir
  2. Concordo com você! Tenho filhos super leitores de 18 e 12 anos. Me encanto com os frutos que estou colhendo, fazendo o que dizem as suas dicas aqui. Tento fazer isto também com meus alunos que já demonstram paixão pelos livros.
    Abraço e obrigada pela visita!
    http://www.educacaoinfantilnaescola.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Ler é maravilhoso, nos ensina a ter conhecimento, ler é prazeroso, ler te leva para um mundo da leitura, muito legal o seu, post, as dicas muito importante. Carol te desejo uma ótima terça-feira fique com Deus beijos.
    Links:

    Estrela da Manhã

    Lucimar Virtual

    Divulgue seu blog no face

    ResponderExcluir
  4. Oi Flor!!
    Vim agradecer o carinho deixado em meu blog!!
    Fiquei muito feliz com sua visita!!

    Amo ler.. mas ultimamente não tenho muito tempo e meu filho tb não deixa rs

    Beijinhos

    Desi
    http://crochedadesi.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá minha linda! que bom gostou dos folhados. Fique a vontade, quando quiser comprá clique no link das peças..Obrigada pela visita um abraço!
    espacomariabelezaesaude.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Amo muitoooo ler! Os livros são meu refúgio secreto, meu refúgio seguro! É a melhor coisa que existe!

    Obrigada por me visitar, amei seu blog, é muitooo fofo!

    Beijão

    http://www.umagarotaeseujeans.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Oi linda essa matéria, amo ler, beijos

    http://cidocemulher.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá Carolina. Obrigada pelo comentário no meu blog. Resolvi comentar este post porque estou completamente de acordo com as palavras que aqui foram ditas, a leitura é sem dúvida fundamental para desenvolver o nosso intelecto. Também gostei muito do teu blog, como tal já estou a seguir o mesmo :) Beijinhos e muito sucesso.

    http://aflordebaunilha.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  9. Olá vim informar que tive que excluir minha antiga conta google que estava com "Lilian Bhartory"
    Mais já estou seguindo Você com minha Nova Conta.."Ingrid Mimos".
    Nada mudou sou o nome de seguidora,mais achei bom avisar..Obrigada pela compreensão..Beijos

    ResponderExcluir
  10. Eu simplesmente amo incentivar a leitura. Incentivo todas as idades. Todos os gêneros. Não consigo entender pessoas que não gostam de ler.
    Beijoos
    Sabrina
    http://jardimdeleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Quando você socializa, contribui para enriquecer o texto. Obrigada!
( Respondo seu comentário sempre por aqui ).

 

Diário de Jardineira Todos os Direitos Reservados 2013 Carolina Rodrigues