20 de jun. de 2014

Reflexão: Que tipo de professor quero ser

20 de jun. de 2014
Não é fácil tomar a decisão de ser professor, quem fez esta escolha certamente presenciou  muitas exclamações e interrogações; "Tem certeza que quer mesmo ser professor(a)?" Isto é só uma das conseqüências que a inversão de valores nos proporciona. Se pesquisarmos a origem da palavra educação, veremos a beleza desta profissão: ‘A palavra educação vem do latim educare que quer dizer guiar, conduzir. O prefixo ‘e’ da palavra pode ser traduzido por; ‘para fora’. Educação significa conduzir para fora, guiar para o mundo. ’ Ora! Como um ato tão nobre pode levar as pessoas a rejeição?! 

O fato é que nossa educação e todo o sistema que a envolve está cheio de falhas e as maiores vitimas são os alunos e professores que enfrentam desafios cada vez maiores para cumprirem sua função. Devemos lutar para que invistam na educação, mas há algo que podemos começar desde já! É simples, pois, para querermos mudança por fora, precisamos partir de dentro refletindo sobre o tipo de profissional queremos ser, o que queremos passar para nossos alunos, que tipo de cidadão nossa sociedade necessita, quais são os valores que estão faltando para a mudança do mundo. Essas são apenas algumas das reflexões que precisamos fazer e que temos em nossas mãos a oportunidade de fazer todos os dias ao entrarmos em uma sala de aula.

Para finalizar o texto e para você começar sua reflexão deixo aqui uma música: Estudo Errado -Gabriel O Pensador  

“Quase tudo que aprendi, amanhã já esqueci, decorei, copiei, memorizei, mas não entendi! ‘Decoreba’: Esse é o método de ensino, eles me tratam como ameba e assim eu não raciocino, não aprendo as causas as conseqüências, só decoro os fatos"




"O professor sempre afeta a eternidade. 
Ele nunca saberá onde sua influência termina"  
Joseph Addison 

6 Comentários:

  1. Quem quer ser professor tem q saber, que o transformar está em suas mãos, sentir o dever cumprido a cada dia. Ser professor é entrar em sala desanimada e ver aqueles rostinhos te esperando pra te desejar um bom dia. Ser professor é ter em mente que o ensinar é o mesmo que aprender a cada momento. Ser professor é amar e ter a capacidade de saber que ali foi plantado mais uma sementinha do porvir. Parabéns pra mim, pra vc, pra nós educadores, que contribuímos por cada olhar, cada sorriso, cada saber de um aluno. Dos meus três filhos você foi à única que seguiu essa profissão maravilhosa. Te amo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Belas palavras mãe! Desejo que todos os professores tenha essa consciência :)
      Beijos

      Excluir
  2. Oi Carol, eu tenho orgulho de ser Professora, eu penso sempre que estou transformando pessoas e nestes mais de 20 anos de profissão já encontrei ex-alunos que me disseram o que aprenderam comigo e levaram para a vida deles, tanto pessoal quanto profissional, isto é muito gratificante... beijosss!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jane :)
      Nossa esse reconhecimento não tem preço né! Parabéns pela sua dedicação! Tenho certeza que você inspira muitas professores e alunos :D
      Bjinhos

      Excluir
  3. Estou adorando ler suas reflexões novamente. Aprendo a cada dia com você.
    Te desejo toda sorte do mundo, amiguinha! ;)
    <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lê :)
      Que gostoso ver vcê por aqui!
      Obg pelo carinho, um bj :*

      Excluir

Quando você socializa, contribui para enriquecer o texto. Obrigada!
( Respondo seu comentário sempre por aqui ).

 

Diário de Jardineira Todos os Direitos Reservados 2013 Carolina Rodrigues