20 de fev. de 2013

Rotina e sua Importância

20 de fev. de 2013

Rotina e sua Importância

Por muito tempo a rotina na educação infantil foi feita de forma equivocada; era rígida e alienadora.
Essa rotina ‘mecânica’ não dava liberdade a criança, era apenas imposta, não flexível, em poucas palavras; a rotina era a repetição dos atos e comportamentos.

Mas isso ficou no passado e hoje a rotina é usada para nortear o tempo e espaço do ambiente escolar. Basicamente; organizar, estruturar as aulas. É a rotina ‘estruturante’ pois respeita o ritmo da criança, a liberdade e ainda não impõe, mas sim se constrói junto, o educador e a criança assim deixa a criança mais segura do que vai ser feito no dia. Logicamente que toda essa organização privilegie o desenvolvimento e a aprendizagem!

A Rotina está diretamente ligada ao planejamento, que é uma atividade de grande importância clique aqui para saber mais e ainda pegar algumas dicas para se ter um bom planejamento!

Jardineiras, socialize seus métodos para elaborar uma rotina estruturante, você enriquece o texto e ainda ajuda outras educadoras!

Para fazer o texto estudei a matéria de;
 Educação de 0 á 5 anos,
livro didático com o mesmo nome
pág. 143 á 145 pela UNOPAR

5 Comentários:

  1. Obrigado por visitar o Arte de educar, já estou aqui seguindo, convido você para fazer parte dos educadores multiplicadores para divulgar o seu blog:http://www.educadoresmultiplicadores.com.br
    Um ótimo dia!

    ResponderExcluir
  2. Olá Carol!!! Amei sua visita e seu carinho... Seja muito bem vinda ao meu blog e fique a vontade. Tbm estou seguindo vc... beijinhos!

    ResponderExcluir
  3. Oi Carol, obrigada pela visita e pelos elogios ao meu blog. Também achei seu blog uma graça! E falando sobre educação, melhor ainda. Estou cursando licenciatura e tenho cadeiras pedagógicas. Tenho aprendido muito em relação as pesquisas na área da educação e acho que elas merecem um destaque no Brasil. Nossa educação precisa de mais atenção. Adorei tudo por aqui. Sinta-se à vontade para voltar ao meu Jardim. Beijos
    Sabrina Gonçalves
    http://jardimdeleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Estou retribuindo a visita. Também acredito na importância da rotina para os pequenos. Adorei o seu blog. Um abraço! Já estou te seguindo. Bjs

    ResponderExcluir
  5. Oi Carol! Pode ser que eu tenha copiado o link errado mesmo, eu não sou boa nesses detalhes, sou aprendiz. Copiei todo endereço da página onde faz o cadastro dos blogs.
    Caso não consiga entrar, veja na lateral do meu blog o selinho com o link dos Educadores Multiplicadores. Clik e entra no blog.
    Obrigada pela visita, tambe´s amo teu blog, muito educativo e criativo. Bjuss uma linda noite e um final de semana abençoado.
    O Link é:http://www.educadoresmultiplicadores.com.br/2012/06/seja-um-educador-multiplicador-divulgue.html

    ResponderExcluir

Quando você socializa, contribui para enriquecer o texto. Obrigada!
( Respondo seu comentário sempre por aqui ).

 

Diário de Jardineira Todos os Direitos Reservados 2013 Carolina Rodrigues